top of page
  • sitesmartnew

Telemetria: O que é?

Atualizado: 11 de fev. de 2022

Com o crescimento do volume de dados disponíveis no mundo e a sua crescente valorização por parte das empresas, o processo de coletar dados e realizar medições passou a ser cada vez mais importante. Neste contexto, a telemetria é um termo que ganhou importância em diferentes segmentos.



Telemetria significa a arte de medir coisas. Dentro da indústria, o termo é utilizado como uma tecnologia que permite a medição remota e a comunicação de informações entre sistemas, através de dispositivos de comunicação sem fio, como ondas de rádio ou sinais de satélite.

Este termo geralmente refere-se a uma comunicação sem fio, utilizando um sistema de monitoração que realiza a coleta e armazenamento dos dados. A telemetria pode simplesmente realizar a leitura e captação dos dados ou ainda realizar comandos remotos por operadores ou desenvolvedores de sistemas.

Em muitos casos, o termo refere-se ao próprio sistema tecnológico de monitoração, utilizado para comandar, medir ou rastrear um dispositivo à distância. Ela também pode ser utilizada para medir pontos que se movem geograficamente, como automóveis, para controle logístico.

Entre suas aplicações estão os ramos da agricultura, metrologia, sistemas da informação e internet das coisas. Além disso, é utilizada na fórmula 1 para monitorar em tempo real todos os componentes dos carros durante as corridas.


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page