top of page
  • sitesmartnew

O que é o PCM (Planejamento e Controle da Manutenção)

Atualizado: 11 de fev. de 2022

Planejamento e controle da manutenção (PCM) são as atividades para planejar e controlar a alocação de recursos, tempo e custos para garantir a eficiência e adequação das operações de manutenção, evitando desperdício de recursos ou mesmo períodos de parada devido a equipamentos defeituosos.



O planejamento e controle da manutenção (PCM) é muito importante em uma empresa. Na verdade, isso determina parcialmente o sucesso a longo prazo da empresa, pois os recursos mal conservados podem interromper as operações e fazer com que a empresa perca dinheiro.

Um gerente de manutenção deve ter um profundo conhecimento dos processos da empresa e saber quais são os processos mais importantes para o sucesso da empresa. Esse conhecimento ajudará o gerente de manutenção a agendar tarefas como reparos em ordem de prioridade e alocará os recursos primeiro para as atividades de manutenção mais importantes. Um gerente de manutenção que não faz seu trabalho bem poderia colocar a empresa em maus lençóis, quando se trata de agendamento, custos e conformidade regulatória. Vamos agora ver melhor estes processos, mas antes, vamos revisar seus objetivos.





54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page